Festa de Natal - Rito do Charolo - Pinela

Toda a comunidade participa nos rituais festivos, mas são os caretos (jovens mascarados) os principais animadores. Usam uma máscara de lata, de nariz triangular e olhos redondos. O traje é feito de colchas com franjas coloridas que cobrem todo o corpo; os chocalhos são o seu adereço essencial.

O charolo, estrutura de madeira em forma de pirâmide coberta de roscas (pão doce), coloca-se na igreja para que o sacerdote o possa benzer durante a liturgia da missa. Terminada a missa, o charolo é transportado solenemente para a Casa do Povo, onde permanecerá exposto até ao seu leilão, durante a tarde. No decorrer do leilão, costumam atuar os gaiteiros ou músicos locais.

Terminado o leilão, os caretos, acompanhados pelos gaiteiros e tamborileiros, percorrem as ruas da localidade. A ronda termina com os caretos e os músicos reunidos, de novo, na Casa do Povo.
Desta forma, o ritual característico dos caretos se associa ao culto do pão, na mesma convivência comunitária e festiva, como ritual de fertilidade.

Tipo
Mascarada
Organização
Local
Local
Pinela
Âmbito
Local

Perfis
Hora do início
-
Hora do fim
-
Calendário
Pinela 25 de dezembro