Sete Passos

Freixo de Espada à Cinta é uma terra antiga e rica em histórias e tradições transmitidas entre gerações como os Sete Passos ou procissão de “Encomendação das Almas”, com profundas raízes católicas e medievais.
Os Sete Passos ou “Encomendação das Almas” representam um ritual único e característico de Freixo de Espada à Cinta, uma espécie de via-sacra, que sobreviveu durante séculos e ainda hoje se mantém.
Realizam-se nas sete sextas-feiras entre o Carnaval e a Páscoa, com início na Praça Jorge Álvares junto à porta principal da Igreja Matriz. Cada sexta-feira representa um passo para a concretização da penitência subjacente a esta tradição, com o objetivo de libertar as almas dos mortos do purgatório, conduzindo-as ao paraíso. Os Sete Passos são compostos por elementos do sexo masculino vestidos com hábitos negros de burel. Apenas na última sexta-feira (Sexta-Feira Santa) são permitidos três elementos do sexo feminino que representam as Três Marias.
À meia-noite, em total escuridão, o grupo dos Sete Passos percorre as ruas da vila, entoando repetidamente cânticos em português e latim que aludem à morte e ressurreição de Cristo e à inevitável passagem do ser humano, da vida para a morte.

Tipo
Evento Tradicional
Organização
Desconhecido
Local
Freixo de Espada à Cinta
Âmbito
Regional

Perfis
Calendário
Freixo de Espada à Cinta QUARESMA (sete sextas-feiras)