Festa dos Reis - O Mascarão e a Mascarinha de Vilarinho dos Galegos

O ritual da festa dos Reis de Vilarinho dos Galegos, no município de Mogadouro, celebra-se no dia de Reis ou no domingo mais próximo. Os atores que encarnam estas personagens são dois rapazes, que o mordomo da festa convida, para encarnarem os papéis de Mascarão e de Mascarinha. O mordomo é o organizador da festa, celebrada em honra do Menino Jesus.
O Mascarão veste um fato vulgar, constituído por calças, casaco, e colete, pelo que se pode considerar um traje formal. Usa uma espada de metal com punho em prata. À cintura, leva uma bainha de cabedal para suportar a espada. A Mascarinha vai vestida como se fosse uma bela mulher, leva a cara coberta com uma renda, de maneira a que o jovem assim vestido não seja identificado.
As festividades iniciam-se com uma ronda pela aldeia para recolher donativos, os mascarados usam um “lato” (forma antiga de fazer bolos) para chamar as pessoas para fora das casas, uma vez que se falarem podem ser reconhecidos. Durante o dia o Mascarão persegue os rapazes da aldeia que o desafiam e brincam com as raparigas.

Para além destes rituais, o grupo coral canta os Reis à porta de todos os moradores.

Tipo
Mascarada
Organização
Local
Local
Vilarinho dos Galegos
Âmbito
Local

Perfis
Calendário
Vilarinho dos Galegos 6 de janeiro