Rota do Parque Natural do Douro Internacional

Num vale profundo, encaixado e de margens escarpas, onde o rio Douro serve de fronteira natural entre Portugal e Espanha, encontra-se o ‘Parque Natural do Douro Internacional’, uma área natural de grande diversidade litológica, composta por formações de granito e xisto, que originam afloramentos rochosos de considerável interesse geomorfológico. Aqui, são frequentes os enormes penhascos quartzíticos pendendo sobre as linhas de água, formando miradouros naturais de grande valor paisagístico.

Abrangendo os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo, o parque apresenta características relevantes do ponto de vista faunístico, nomeadamente no que se refere à avifauna, sendo considerado um local de excelência para a nidificação de aves rupícolas, como o abutre do Egito (ou britango) (símbolo do parque e uma das espécies mais emblemáticas da região), o milhafre-real, a águia-real, a cegonha-preta, a águia de Bonelli, o falcão-peregrino, a gralha-de-bico-vermelho e o chasco-preto. Outras aves, também observadas nesta região, são o bufo-real (a maior ave de rapina noturna da Europa), o grifo e o andorinhão-real. A vegetação desta área natural é dominada pela azinheira, verificando-se ainda a presença de bosques de zimbro, sobreirais e manchas de carvalho-negral.

Mas não só de paisagens naturais vive este parque. Também o património histórico-cultural assume especial relevância. Aqui, os visitantes encontrarão vários exemplos de vestígios arqueológicos, de arquitetura religiosa (igrejas e capelas), de arquitetura tradicional (casas solarengas) ou popular (moinhos, fontes), assim como elementos como os pelourinhos e as pontes.

Com a ‘Rota do Parque Natural do Douro Internacional’, os visitantes irão percorrer as ruas de vários núcleos populacionais de inegável valor histórico-cultural na região, nomeadamente as aldeias de Cércio, Duas Igrejas, Vila Chã de Braciosa, Sendim, Urrós, Bemposta, Algosinho, Vila dos Sinos, Vilarinho dos Galegos, Bruçó, Mazouco, Escalhão e Figueira de Castelo Rodrigo.

Recomendações

A ‘Rota do Parque Natural do Douro Internacional’ é uma rota panorâmica linear, com início na cidade de Miranda do Douro e fim em Figueira de Castelo Rodrigo, validando uma extensão total de 150,0 km, que se estrutura a partir de estradas secundárias e com pouco tráfego, pelo que, preferencialmente, deva ser fruída de carro.

Tipo de circuito
Linear
Dificuldade
Fácil
Distância
150,02 Kms
Δ Altitude
591 Mtrs
MIDE

Meio
O meio não está isento de riscos
Esforço
Até 1 hora de marcha efectiva
Deslocação
Marcha por superfície lisa (estradão, areal)
Itinerário
Percurso guiado ou caminhos e cruzamentos bem definidos
Perfis