Campos, montados e castelos de fronteira

Esta rota permite descobrir alguns antigos castelos de fronteira. Abundantes nesta zona, são o testemunho de inúmeras batalhas em diferentes momentos ao longo da história: as fortalezas de San Felices de los Gallegos e de Sobradillo, são bons exemplos de enclaves defensivos de um território outrora em disputa, mas hoje unidos, prova disso é, a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica.

A rota parte de Ahigal de los Aceiteros que, como o próprio nome indica, é terra de oliveiras e azeite. Embora mais abundante noutros tempos, está a recuperar-se esta atividade, sendo que a rota passa precisamente pelo lagar ecológico que funciona atualmente na aldeia, e percorrendo também um troço do PR sinalizado 'Sendero del Aceite' em direção a San Felices de los Gallegos (onde será possível visitar o museu do azeite 'El Lagar del mudo').

San Felices de los Gallegos merece uma visita tranquila para descobrir o seu interessante património: o castelo, torre de menagem e fortaleza (onde se encontra também o Centro de Interpretação da Rota das Fortalezas de fronteira), bem como muitos outros vestígios do seu importante passado, que farão as delícias de toda a família.

De San Felices a rota volta ao ponto de origem, percorrendo caminhos entre campos de cereais e pastos de gado, onde é possível observar diferentes elementos singulares associados a usos agropecuários tradicionais, tais como: o moinho de Santa Ana, vários tanques, charcos e bebedouros para o gado, cabanas de pastores, pomares com picotas e um velho forno de pão em Ahigal de los Aceiteros, entre outros. Propomos o desafio de encontrar e fotografar o maior número possível desses elementos ao longo do percurso.

Esta rota pode complementar-se com outro percurso que nos leva a Sobradillo. Recomenda-se a visita a esta aldeia cuja fortaleza, o Torreão neste caso, abriga atualmente a Casa do Parque Natural de Arribes del Duero, com uma exposição interessante sobre os valores naturais e patrimoniais que englobam o espaço natural nesta parte de Salamanca.

Recomendações

É uma rota circular de 13 km, que tem a opção de se poder alongar para aqueles que queiram um plano mais completo (até 27,8 km numa rota em forma de 8, com centro no mesmo ponto de partida e chegada, Ahigal de los Aceiteros) podendo, desta forma, complementar a visita a Sobradillo e La Redonda, além de San Felices de los Gallegos. Se a rota for realizada no verão é especialmente importante prevenir-se a nível de proteção solar e de água.

Este percurso, atravessa o Parque Natural de Arribes del Duero, pelo que devem ser respeitadas as condições estabelecidas no plano de ordenamento dos recursos naturais deste espaço protegido.

Tipo de circuito
Circular
Dificuldade
Fácil
Distância
13,03 Kms
Δ Altitude
0 Mtrs
MIDE

Perfis