Rota da Água - Pozo de los Humos

A água é um elemento chave da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica. É evidente que o poderoso curso de água do Rio Douro marca o seu caráter transfronteiriço e, sendo fronteira, também unifica a riqueza natural e os recursos de ambos os lados da linha divisória.

Por esta razão, sugere-se complementar a simples e familiar rota proposta de Masueco a Pozo de los Humos com a visita a alguns dos inúmeros pontos que o Douro oferece para a sua contemplação e lazer, desde: praias fluviais, passeios de barco a partir de cais, miradouros sobre diferentes partes do leito do rio, cascatas, entre outros.

Tudo vai permitir ampliar a visão da água que a rota proporciona: O sentido em que se propõe realizar o percurso permite sair de Masueco e ir até à zona de hortas e cultivos dos arredores. Não muito longe será possível começar a ver picotas, artefactos da tradição popular concebidos por talentosos engenheiros anónimos que durante séculos permitiram extrair e usar água nas hortas, e ainda hoje, embora muitos tenham caído em desuso, outros continuam a operar após décadas em funcionamento.

A água de poços e riachos foi, é e será um elemento vital para a manutenção das atividades pecuárias e agroflorestais que marcam a paisagem da Reserva e as vidas das gentes locais. A par disso, não é difícil encontrar tanques que são preservados e limpos de forma comunitária e equitativa entre os vizinhos. Além disso muitas espécies animais, às quais não se presta muita atenção fazem uso deles, sendo potenciais pontos de observação de macroinvertebrados aquáticos e algumas espécies de anfíbios (rãs, tritões...), dependendo da época do ano.

Mais à frente, o caminho avança quase paralelamente ao curso de um riacho, acompanhado pela vegetação típica de ribeira. A frescura proporcionada pelo riacho torna o passeio agradável, especialmente na primavera e outono. O som da água a correr vai-se misturando com o canto das numerosas espécies de aves que gostam deste tipo de habitat (piscos-de-peito-ruivo, papa-amoras-cinzento, melros...).

Por fim, é possível apreciar, o poder da força da água e a espetacularidade dos fenómenos naturais, que é possível admirar ao chegar aos miradouros de Pozo de los Humos. Uma impressionante cascata no curso do rio Uces devido a uma falha geológica em que a erosão da água expôs uma parede de granito de 50 m de altura, a maior de Espanha, através da qual, especialmente na primavera e após as chuvas de outono, transborda e flui no rio em queda livre, formando uma imponente cortina de água.

Recomendações

Esta rota atravessa o Parque Natural de Arribes del Duero, pelo que devem ser respeitadas as condições estabelecidas nos planos de ordenamento deste espaço protegido.

A reduzida área de estacionamento nas imediações do poço faz com que não seja aconselhável levar o carro até ao último ponto de acesso, tendo em conta que apenas uma secção de aproximadamente 1,2 km apresenta um declive que implica um pequeno esforço para descer e subir. Apesar disso, é uma rota de grande afluência turística, pelo que se recomenda cuidado perante a presença de veículos durante o percurso.

Tipo de circuito
Circular
Dificuldade
Fácil
Distância
6,64 Kms
Δ Altitude
0 Mtrs
MIDE

Perfis