Rota Vertebral (MORAL DE SAYAGO (ES) - BARCA D 'ALVA (PT))

A Rota Vertebral Meseta Ibérica é uma rota especialmente representativa do território da RBTMI, a maior Reserva da Biosfera transfronteiriça da Europa. Este percurso linear tem dois trajetos alternativos, o A que começa em Moral de Sayago e termina em Barca D’Alva, e o B que se inicia em Paradela e termina em La Fregeneda.
O Rio Douro foi escolhido como a espinha dorsal da RBTMI e desta grande rota, pois serve de fronteira e de ligação entre os dois países que constituem a RBTMI. Assim, esta rota vertebral está estruturada nas margens do Douro, uma parte em território espanhol, e outra em território português. A rota decorre, assim, por duas das áreas protegidas, o Parque Natural do Douro Internacional e o Parque Natural das Arribes do Douro.
Ao longo deste caminho é possível observar a grandiosidade do rio Douro e das suas arribas, durante todo o percurso, mas de forma especial em alguns miradouros que irão surgir ao longo do trajeto.
Todo o território da Meseta Ibérica é caracterizado por ecossistemas, fauna e flora mediterrânicos. Este trajeto permite ver várias espécies endémicas da região, como é o caso dos bosques de azinheiras, carvalhos-portugueses, sobreiros, entre muitos outros exemplares que poderá encontrar durante todo o percurso. Para além disso, é muito provável que tenha a sorte de ver uma cegonha preta, um abutre, ou mesmo um águia-real sobrevoar as paisagens magnificas destes Parques Naturais.
Muito importante nesta região, e que marca sem dúvida estas paisagens, é o Alto Douro Vinhateiro, declarado como Património da Humanidade, o cultivo e produção de vinho da região é um dos exemplos do equilíbrio do Homem com a natureza, que se vive em todo o território da RBTMI. Para além disso, este circuito atravessa várias aldeias típicas, onde é possível ver todo um património cultural, material e imaterial que encanta qualquer visitante.
O conjunto de valores naturais e culturais, e o equilíbrio existente entre o modo de vida tradicional e a conservação da natureza, são fatores chave para a classificação deste território como Reserva da Biosfera, e que podem ser vividos durante a realização desta rota.
Propõem-se a realização da rota em várias etapas. As etapas propostas garantem a existência de alojamento nas localidades de paragem. No entanto, existe a possibilidade de fazer outras etapas, com diferentes paragens, uma vez o circuito passa por várias localidades onde é possível pernoitar.
Recomenda-se garantir a reserva de alojamento com antecedência, principalmente nas localidades com menor oferta e em épocas de maior afluência turística.
Sugerimos a realização deste percurso em 9 etapas, com uma média de 18,3 km/dia. As etapas então, preveem a realização de 9 a 22 km por dia (exceto uma jornada de 40 km).

-ESPANHA: pela SENDA DEL DUERO (GR-14)
ETAPA 1: Moral de Sayago - Villardiegua de la Ribera 21 km
ETAPA 2: Villardiegua de la Ribera - Badilla 21 km
ETAPA 3: Badilla - Mámoles 11 km
ETAPA 4: Mámoles - Fermoselle 18 km
-PORTUGAL: pela ROTA DO DOURO INTERNACIONAL E ALTO DOURO VINHATEIRO (GR-36)
ETAPA 5: Fermoselle - Bemposta 13 km
ETAPA 6: Bemposta-Lamoso-Algosinho-Peredo de Bemposta 10 km
ETAPA 7: Peredo de Bemposta - Mazouco 40 km
ETAPA 8: Mazouco- Freixo de Espada à Cinta 9 km
ETAPA 9: Freixo de Espada à Cinta – Barca d’Alva 22 km

Recomendações

É uma rota longa, de dificuldade média-alta devida às distâncias. Pode ser realizado em família fazendo trajetos diários mais curtos, embora nesse caso a duração total seja de mais dias. É importante garantir o devido abastecimento de água, alimentos, proteção solar, medicação habitual, entre outros bens essenciais, e a disponibilidade de alojamento para os dias de caminhada. Recomenda-se contar com o apoio de um veículo sempre que possível.
A rota coincide no seu primeiro troço com o GR-14 da SENDA DEL DUERO em território espanhol (de Moral de Sayago a Fermoselle) e depois de atravessar para Portugal une-se com o GR-36 RUTA DO DOURO INTERNACIONAL E ALTO DOURO VINHATEIRO, em Bemposta, do qual acabará por desviar-se para chegar a Barca D'Alva. Uma vez que percorre o Parque Natural das Arribes del Duero e o Parque Natural do Douro Internacional, devem ser respeitadas todas as condições estabelecidas e as zonas de proteção dos Planos de Ordenamento de ambos os espaços naturais (ZPE, REN, PTCCND022, etc.).

Tipo de circuito
Linear
Dificuldade
Média
Distância
186,00 Kms
Δ Altitude
804 Mtrs
MIDE

Meio
O meio não está isento de riscos
Esforço
Até 1 hora de marcha efectiva
Deslocação
Marcha por superfície lisa (estradão, areal)
Itinerário
Percurso guiado ou caminhos e cruzamentos bem definidos
Perfis