Rota dos socalcos

A rota atravessa a Freguesia de Escalhão, topónimo que se acredita derivar do latim 'Scalanis' como referência à configuração geográfica do terreno em degraus, devido ao grande declive existente na área, resultante da confluência dos rios Águeda e Douro, que limitam a freguesia a Este e a Norte, respetivamente, formando ambos desfiladeiros de grande profundidade.

Esta orografia acidentada não impediu que a principal atividade na zona fosse a agricultura, mesmo nas suas encostas mais íngremes. Neste município produz-se sobretudo azeite e azeitonas, mas também amêndoas e vinho. A atividade agrícola criou uma das paisagens humanas mais pitorescas e impressionantes da RBTMI: uma paisagem de socalcos sequenciais protegidos por muros de pedra que se estendem ao longo de superfícies incríveis, nas encostas.

A rota começa na aldeia e percorre inicialmente um caminho também contornado por bonitos muros de pedra, que delimitam as terras de cereal e pastagens (algumas abandonadas que estão atualmente a ser invadidas pelo matagal ou repovoadas com azinheiras e sobreiros jovens). Segue depois por uma zona mais de floresta, onde abundam azinheiras, sobreiros e começa o cultivo de olivais (misturados com amendoeiras e vinhas) onde, mais uma vez, as pedras protetoras chamam à atenção, neste caso por rodear alguns dos olivais e azinheiras mais longevos, aparecendo murinhos de pedra curiosos, com forma circular e que os visitantes não podem deixar de observar.

Sem dúvida será a chegada à área de socalcos, na parte final do trajeto, o ponto alto do percurso. Terá a oportunidade de passear entre alguns deles e, finalmente, ao chegar ao miradouro Alto da Sapinha, poderá admirar a paisagem, até onde a vista alcança, em pleno Parque Natural do Douro Internacional.

O miradouro Alto da Sapinha é um bom lugar para refletir sobre a origem desta curiosa paisagem: Porque é que a terra foi socalcada e se construíram muros entre um degrau e o seguinte? Que propósito têm estes murinhos circulares à volta de algumas árvores, observados no percurso?

Recomendações

Rota linear entre Escalhão e o Miradouro Alto da Sapinha. Devemos ter muito cuidado no final da rota numa pequena secção, na qual se caminha entre socalcos e ao chegar ao miradouro, uma vez que esta se encontra junto à estrada E.N.221. Este percurso é ciclável embora seja necessário levar a bicicleta à mão no ponto final onde a rota segue, entre socalcos e o acesso à estrada.

Pode realizar-se durante todo o ano. Recomenda-se na primavera, quando se poderá desfrutar da paisagem das amendoeiras em flor, e no outono, das cores incríveis das vinhas. No verão os visitantes devem proteger-se do sol dado que uma parte do trajeto tem poucas sombras.

Esta rota percorre o Parque Natural do Douro Internacional, zonas protegidas e sítios classificados (PTCCND022), pelo que devem ser respeitadas as condições estabelecidas no Plano de Ordenamento deste espaço (POPNDI).

Tipo de circuito
Linear
Dificuldade
Fácil
Distância
8,09 Kms
Δ Altitude
0 Mtrs
MIDE

Perfis