Entre castanheiros e carvalhos

A rota tem início na ”aldeia preservada” de Zeive, do município de Bragança, para depois continuar e entrar no município de Vinhais, em direção às Termas do rio Tuela por um trajeto que cruzará diferentes tipos de habitats, num belo mosaico agroflorestal com cultivos perto das aldeias, soutos de castanheiros (Castanea sativa), bosques de carvalho (Quercus pyrenaica), corredores ribeirinhos nos cursos de água e prados de rega e 'lameiros' para o gado nas proximidades destes.

Depois de passar as termas no rio Tuela e a respetiva zona balnear, volte ao vale no sentido de regresso, passando inicialmente por Dine, onde nas proximidades existe uma caverna pré-histórica chamada Lorga de Dine e vários fornos de cal. Siga depois em direção a Mofreita, aldeia de construções simples, embora com alguns traços barrocos nos umbrais das portas e janelas, para regressar ao ponto de origem, em Zeive.

Em pleno Parque Natural de Montesinho, a rota revela a imponente beleza dos castanheiros, cuja flor é precisamente o símbolo do parque. Durante o percurso, é possível observar castanheiros centenários de épocas passadas e soutos jovens plantados recentemente, numa aposta pela sobrevivência deste elemento fundamental da paisagem, da economia rural e da cultura popular de Trás-os-Montes. Este território possui condições ambientais ótimas para o seu desenvolvimento, especialmente na Terra Fria, região na qual representa um pilar económico fundamental. Entre os concelhos de Bragança e Vinhais produz-se cerca de 20 mil toneladas de castanha por ano (dois terços da produção total de Portugal). Existe a denominação de origem protegida «Terra Fria trasmontana», além de muitas variedades típicas trasmontanas, todas de excelente qualidade.

A rota percorre uma das áreas mais florestadas do RBTMI, o que permite caminhar entre algumas das espécies mais abundantes desta zona com certa influência atlântica (carvalhos, castanheiros, freixos e amieiros, entre outras) mas também conhecer aldeias e caminhos tradicionais limitados por muros de pedra nos quais, durante o outono, os pilriteiros, abrunheiros e silvas colocarão um pouco de cor com os seus frutos.

Todos conhecem as castanhas. Também é fácil reconhecer os frutos característicos do carvalho, as bolotas. Estas últimas não devem ser confundidas com os bugalhos, proeminências esféricas que tendem a abundar nos carvalhos, como resposta da árvore a certos insetos, que nele introduzem os seus ovos. Tente encontrar um bugalho. Se vir nele um pequeno buraco, significa que as larvas já saíram.

Recomendações

Como qualquer rota circular, embora se proponha começar em Zeive, poderá ter início em qualquer um dos pontos do trajeto, nas aldeias de Mofreita ou Dine.

Decorre pelo Parque Natural de Montesinho, REN e RAN, pelo que devem ser respeitadas as restrições estabelecidas nos planos de ordenamento destes espaços (POPNM).

Tipo de circuito
Circular
Dificuldade
Fácil
Distância
10,17 Kms
Δ Altitude
0 Mtrs
MIDE

Perfis