Rota da Serra de Bornes e Trilho de Rabo de Burro

A rota percorre parte da Serra de Bornes, situada no centro da região de Trás-os-Montes.

Os arredores agrícolas da localidade de Gebelim dão lugar a um percurso que, umas vezes contorna, outras entra, por entre zonas de carvalhal e castanheiros.

Depois do primeiro quilómetro e meio há a possibilidade de fazer uma pausa para visitar um forno de cal, que fica próximo, sem ter de se desviar muito da rota.

Continuando a subir alcança-se um caminho que segue junto dos moinhos de vento e permite avançar facilmente ao longo da linha da serra. A esta altitude, é possível ver os vales de Alfândega da Fé e também de Macedo de Cavaleiros, até se começar a ver o centro urbano desta localidade nos dias de céu limpo. Um pouco depois é possível ver, mais perto, a localidade que dá nome à Serra, Bornes.

A descida leva-o à localidade de Soeima onde se destaca, na sua igreja principal, o Altar-mor, dedicado a São Pelágio, de onde sai a procissão no dia 6 de agosto por alturas da festa de Santa Lúcia, em direção à capela da mesma localidade, por trás da qual sai o caminho que o vai permitir regressar a Gebelim percorrendo o PR Trilho de Rabo de Burro.

Este último troço, de cerca de 5 quilómetros , leva-o, primeiro, a descer entre uma zona frondosa e fechada de castanheiros, entre os quais se destaca a presença de sobreiros. Estendem-se ao longo das encostas íngremes em direção ao fundo do vale onde se misturam com um denso bosque ribeirinho que acompanha o riacho Rabo de Burro. Depois de cruzar a passagem de cimento construída sobre o leito, o caminho leva-o a sair do fundo do vale, à medida que se sobe a encosta a Nordeste, em cuja proximidade se encontram dois moinhos tradicionais.

O último troço do trajeto, já entre terras de cultivo e aproveitamento florestal, leva-o até à estrada que, cerca de 600 metros à direita, o leva de regresso a Gebelim.

Recomendações

Rota circular que atravessa território da Rede Natura 2000.

Propõe-se a sua realização com início em Gebelim, em direção a Norte para enfrentar, no início do dia, a subida dos primeiros 5 km até alcançar as melhores paisagens panorâmicas e, depois, descer progressivamente e percorrer em Soeima o PR Trilho de Rabo de Burro do município de Alfândega da Fé, seguindo a sinalização deste.

Tipo de circuito
Circular
Dificuldade
Difícil
Distância
16,25 Kms
Δ Altitude
0 Mtrs
MIDE

Perfis