Rota Ornitológica

Esta rota transfronteiriça permite desfrutar de duas das paisagens características, e pontos de interesse para a observação de aves, muito diferentes, dentro da RBTMI. O desfiladeiro do rio Águeda, numa primeira parte, e a Albufeira de St. ª Maria de Aguiar, depois de entrar no planalto português das Terras de Riba Côa.

Partindo de San Felices de los Gallegos, local importante nas fortalezas da fronteira hispano-portuguesa e declarado Complexo Histórico-Artístico, cujo castelo e fortaleza medieval, bem como outros elementos patrimoniais, fazem com que valha a pena uma visita tranquila. A rota segue a GR sinalizada do Caminho do Rio Águeda (GR 14.1), saindo de outro dos recantos emblemáticos da localidade: 'El lagar del mudo', um lagar de azeite do século XVIII hoje convertido em museu.

O percurso permite explorar uma paisagem das arribas de grande força e conhecer um dos biótopos mais característicos das Arribes del Duero dentro da RBTMI: os cortes e formações rochosas das margens fluviais, cuja inacessibilidade e ambiente bem conservado os convertem em abrigo de uma das mais significativas comunidades de aves da Península Ibérica.

O encaixe profundo do rio Douro e a sua rede de afluentes, entre os quais se encontra o Águeda, esculpiram desfiladeiros graníticos de várias centenas de metros de profundidade. A nossa rota atravessa o desfiladeiro do Águeda por um caminho historicamente estratégico e, portanto, cenário de muitas batalhas, denominado Ponte dos Franceses porque, durante a Guerra de Independência tiveram aqui lugar batalhas importantes entre tropas britânicas e francesas. Nesta zona, é muito comum observar os grifos a voar insistentemente em busca de carniça ou, pousados em algumas das paredes rochosas que flanqueiam o desfiladeiro; ou grupos de andorinhas-das-rochas irrequietas nas partes mais próximas do rio. Mas, também poderá observar outras espécies de grande valor faunístico, características destes ecossistemas, como águia real, águia cobreira, abutre-do-Egito, falcão peregrino, entre outras. E com um pouco de sorte, poderá avistar águia-de-Bonelli ou a cegonha-negra, que, por serem mais raras, são de difícil observação.

À medida que se anda em ziguezague para subir o desfiladeiro, as paisagens revelam-se avassaladoras e acaba por chegar a Puerto Seguro, podendo continuar o percurso a pé ou de carro (dado que segue por estradas locais que ocupam o traçado dos caminhos tradicionais) até La Bouza, e depois de deixar o PN de Arribes del Duero e passar para o PN Douro Internacional, passar por Escarigo e Almofala, onde poderá tomar a direção para Castelo Rodrigo e seguidamente encontrar o enclave aquático da Albufeira de St.ª .Mª. de Aguiar, já no sopé do PN.

Esta massa de água, rodeada por vegetação natural da ribeira suscita biodiversidade ao ambiente e acolhe uma interessante comunidade de aves aquáticas (pato-real, mergulhão-de-pescoço-castanho, mergulhão-de-crista, garça-real, mergulhão-pequeno, corvo-marinho...) que são de fácil observação nos vários observatórios ornitológicos existentes.
Quantas espécies diferentes de aves foi capaz de observar ao longo da rota? Tente descobrir quais são as que não conhece.

Recomendações

Esta rota decorre pelo Parque Natural de Arribes del Duero e o Parque Natural do Douro Internacional (REN e local classificado PTCCND022 da POPNDI) devendo respeitar-se as condições estabelecidas nos planos de ordenamento de ambas as zonas naturais protegidas.

Rota linear de 21,2 km que inclui duas partes. Uma inicial de San Felices de los Gallegos a Puerto Seguro, que inevitavelmente tem de ser feita a pé (de 5,7 km) e uma secção complementar que segue por estradas locais pouco transitadas e, portanto, pode ser feita a pé ou de carro de Puerto Seguro até Almofala e a Albufeira de Santa María de Aguiar. Se for feito a pé, dada a sua extensão não é possível concluir a ida e volta no mesmo dia. Se não possuir veículo de apoio, deve atalhar em função do tempo disponível e das horas de luz, para garantir o regresso ao ponto de partida.

Recomenda-se levar binóculos ou monóculo para observar melhor as aves durante o trajeto.

Tipo de circuito
Linear
Dificuldade
Difícil
Distância
22,11 Kms
Δ Altitude
0 Mtrs
MIDE

Perfis