Rota das Cerejeiras da Terra Quente

O Concelho de Alfândega da Fé surpreende muita gente pelo seu dinamismo na promoção dos recursos culturais e tradicionais e também dos seus produtos agroflorestais, favorecidos pela climatologia e pela terra fértil.

Entre toda a produção, uma das marcas do município são as cerejas. Não é em vão, que nas décadas de 50 e 60 as suas culturas na zona chegaram a tornar-se nas 'maiores extensões de cerejeiras da Europa'. Embora diferentes fatores tenham originado a redução da sua presença e produção, ainda se conservam algumas das cooperativas criadas naquela altura e outras impulsionam a promoção de um produto que compete com os de outras regiões, dada a sua qualidade.

A rota proposta começa no Parque Verde de Alfândega, especificamente do 'Portal dos Cerejais', escultura da rota de arte urbana que se pode seguir pela localidade. O percurso conduz rapidamente do parque aos arredores, em direção à Albufeira da Estevinha. Os campos de cerejeiras surgirão rapidamente a toda a volta, durante todo o caminho até à albufeira. Para além das cerejeiras é possível ver amendoeiras e oliveiras, culturas promovidas por projetos europeus de desenvolvimento rural.

As principais variedades de cerejas da Alfândega da Fé são: Burlat, sunburst, van e summit. Em março e abril a floração das cerejeiras permitirá desfrutar de uma paisagem de grande beleza, comparável à do Vale do Jerte em Espanha, ou do Fundão (Beira Baixa) e Resende (Viseu) em Portugal. No mês de maio, por vezes até junho, é possível ver os trabalhos da apanha de cerejas, que salpicam de vermelho intenso os campos do concelho. É nesta altura que, em Alfândega, se celebra, com três dias de festa, o amadurecimento dos seu fruto de excelência com uma feira já com mais de 30 anos de história, de renome internacional e com uma grande participação popular. No outono uma visita à zona permite ver como as folhas das cerejeiras tingem de ocre e avermelhado a paisagem, proporcionando outra visão e perspetiva igualmente interessante e única.
Sem dúvida, outra atração da rota é o trajeto pela albufeira que permite descobrir locais onde descansar nas margens da água e desfrutar da evasiva companhia de aves aquáticas, como mergulhões-de-pescoço-castanho, ou de aves de sistema terrestre entre as manchas de pinhal que a rodeiam.

Recomendações

Rota de um nível de dificuldade muito fácil de realizar, asfaltada na maior parte do percurso, no entanto, à volta da albufeira o caminho é de terra batida, mas em bom estado, apenas um pouco deteriorado numa secção de cerca de 10 m. O percurso não está sinalizado e há um grande número de caminhos entrelaçados que podem levar ao desvio do objetivo, pelo que se recomenda guiar-se pela informação disponibilizada na plataforma. Não existem pontos de água potável ao longo de todo o percurso, o que deve ser tido em conta especialmente no verão.

Tipo de circuito
Circular
Dificuldade
Fácil
Distância
10,63 Kms
Δ Altitude
0 Mtrs
MIDE

Perfis