Fraga dos Três Reinos

Partindo da aldeia de Moimenta, esta rota permite conhecer, de perto, um dos muitos marcos de pedra que assinalam a fronteira entre Espanha e Portugal, mas que, neste caso o n.º 350, tem um interessante contexto histórico. Este marco, assinala o ponto de convergência dos três reinos medievais de Portugal, Galiza e Leão, e o lugar onde se realizou uma reunião histórica entre os três reis.

No ano de 1253, o rei Afonso III de Portugal convocou os outros dois reis para se encontrarem naquela zona de forma a resolver disputas transfronteiriças sobre a propriedade das fontes que nasciam no topo (1025 m) e desciam até Portugal, especialmente por uma fonte que não secava no verão, localizada a 200 m do marco fronteiriço, em terreno português, que é por isso chamada Fonte dos 3 Reis. Os reis, concordaram em criar uma área que servisse como um bebedouro comum para os três reinos. De forma a comemorar este acordo. Nas rochas da Fraga dos três reinos esculpiram três cruzes gregas, cada uma com o olhar dirigido para o seu respetivo território. Diz a lenda que celebraram com um almoço e pronunciaram a frase: «Bebemos da mesma fonte, comemos à mesma mesa, cada um com o rosto em direção ao seu reino". Atualmente, apenas se conservam duas cruzes, as correspondentes a Portugal e Espanha.

Tal como acontece ao longo de toda a fronteira, frequentemente conhecida como raia, aqui existiu também uma atividade importante de contrabando de produtos durante os anos em que cruzá-la não era permitido. É possível complementar a rota com uma visita ao modesto museu do contrabando, existente em Moimenta. Para além de visitar a bela aldeia, em cujas ruas e casas se conservam testemunhos interessantes da importância que teve, graças às oportunidades das relações de fronteira, a visita não deve terminar sem a ida ao miradouro para desfrutar das espetaculares paisagens sobre o rio Tuela no seu curso pelas terras espanholas, onde nasce, e a sua entrada em Portugal.

Encontre e visite o Museu do Contrabando na aldeia de Moimenta. Que produtos passavam clandestinamente pela fronteira?

Recomendações

Rota linear, com cerca de seis km de ida e volta, em que se propõe que se inclua um passeio pela aldeia de Moimenta, visitando igualmente o miradouro existente nas proximidades, de onde se podem observar paisagens únicas.

A rota atravessa o Parque Natural de Montesinho, pelo que se devem respeitar as restrições estabelecidas para a área protegida no seu plano de ordenamento (POPNM).

Tipo de circuito
Linear
Dificuldade
Fácil
Distância
2,87 Kms
Δ Altitude
0 Mtrs
MIDE

Perfis