Rota do Parque Natural de Montesinho

Verde, xistoso, rural, montanhoso, calmo e tranquilo. É assim que se carateriza o ‘Parque Natural de Montesinho’, uma área protegida situada no Nordeste Transmontano, entre as serras de Montesinho e Coroa. Aqui, os visitantes podem usufruir de uma paisagem pautada por relevos suaves com cabeços arredondados, sulcados por vales onde correm os rios, numa perfeita harmonia com as casas tradicionais de paredes de xisto ou granito.

Neste parque encontrará ainda uma biodiversidade diferenciadora, com destaque para a presença de um elevado número de espécies animais terrestres, entre as quais se encontra uma das mais importantes populações de lobo-ibérico, e para a variedade de avifauna (cerca de 160 espécies de aves nidificantes, evidenciando-se a águia-real, a cegonha-preta, o tartaranhão-azulado, o picanço-de-dorso-vermelho, o melro-das-rochas e a petinha-ribeirinha), o que torna este num local de excelência para a observação de aves. Também a flora e a vegetação assumem especial destaque, sendo esta uma área conhecida pelos seus carvalhais, azinhais e castanheiros-bravos (cuja castanha serve de símbolo ao parque), por uma extensa cobertura de matos de giestas, urzes e estevas, que dão cor à paisagem, sem esquecer a vegetação ribeirinha, os prados naturais (lameiros) e as culturas de sequeiro.

Para além da diversidade paisagística e riqueza natural, o ‘Parque Natural de Montesinho’ proporciona ainda a quem o visita um vasto património cultural, material e imaterial, que se expressa de múltiplas formas. São, portanto, notáveis e merecedores de uma visita, os vários exemplos do património histórico-cultural e religioso (vestígios arqueológicos, castelos, cruzeiros e pelourinhos, pontes, igrejas e capelas, casas solarengas), mas também da arquitetura popular, bastante rica e ligada aos usos e costumes ancestrais da região, como é o caso dos lagares comunitários, dos moinhos, dos fornos e dos pombais.

Com a ‘Rota do Parque Natural do Montesinho’, os visitante irão percorrer cenários paisagísticos verdadeiramente idílicos, integrados em vários núcleos populacionais identitários, entre eles, as aldeias transfronteiriças de Rio de Onor, Guadramil e Moimenta, que juntamente com outras aldeias do território testemunham a identidade da arquitetura vernácula, característica do Nordeste Transmontano, e que constitui um excelente ponto de visita para conhecer e experienciar os usos e costumes desta região.

Recomendações

A ‘Rota do Parque Natural de Montesinho’ é uma rota panorâmica circular, com início e fim na aldeia de Rio de Onor e uma extensão global de 155,5 Km, que se estrutura a partir de estradas secundárias e com pouco tráfego, pelo que, preferencialmente, deva ser fruída de carro.

Tipo de circuito
Circular
Dificuldade
Fácil
Distância
155,50 Kms
Δ Altitude
783 Mtrs
MIDE

Meio
O meio não está isento de riscos
Esforço
Até 1 hora de marcha efectiva
Deslocação
Marcha por superfície lisa (estradão, areal)
Itinerário
Percurso guiado ou caminhos e cruzamentos bem definidos
Perfis