O fruto do ouriço
Bragança e Vinhais são dos maiores produtores de castanha de Portugal. Este fruto seco, muito nutritivo, foi outrora um importante elemento na dieta das gentes deste território, era muitas vezes o substituto da batata na alimentação das famílias mais humildes. Atualmente, é reconhecido na região pela sua qualidade e abundância.
Neste desafio convidamo-lo a descobrir o território da castanha, onde poderá ver os terrenos repletos desta arvore de folha caduca que dá frutos nos meses de outubro e novembro.
A rota que lhe propomos realiza-se em pleno Parque Natural de Montesinho, com início e fim em Zeive, atravessa para o território do município de Vinhais, para novamente entrar em Bragança. Durante este percurso poderá ver um conjunto de plantações de castanheiros, mas também bosques de carvalhos.
Para além de ser a época da apanha da castanha, no final do mês de outubro e inicio do mês de novembro, realizam-se as feiras da castanha de Bragança e Vinhais. Tendo a castanha como rainha, estas feiras são um espaço de venda e divulgação de produtos locais. A Rural Castanea, em Vinhais, é conhecida por ter o maior assador de castanha do mundo, reconhecido pelo World Records Guinness.
Se realizar este desafio durante o decorrer destes eventos aconselhamos a visita a estes espaços, que lhe permitiram descobrir as várias iguarias que têm a castanha como ingrediente principal.
Se concretizar o desafio (com a geolocalização da aplicação ativada) receberá 100 pontos no seu passaporte da Meseta Ibérica, estes pontos podem ser trocados por descontos ou ofertas da nossa lista de parceiros.