Local emblemático, de contemplação e peregrinação, representativo da fé, da devoção e de preces sentidas situado no cume do Monte de S. Brás, sobranceiro à Vila.
O Cabecinho é o local onde se localiza o Santuário de Nossa Senhora dos Montes Ermos que, apesar de não ser a padroeira, é a imagem católica que mais multidões arrasta em Freixo de Espada à Cinta. Propriedade da Diocese de Bragança-Miranda, este Santuário data, presumivelmente, dos séculos XVI/XVII e carateriza-se pela estrutura quadrada, centralizada, com cobertura piramidal e iluminação axial no interior, dono de grande simplicidade e quase total despojamento artístico. As procissões das festividades de verão (agosto) são realizadas em Honra de Nossa Senhora dos Montes Ermos que, durante três dias, deixa o Santuário e ruma à Igreja Matriz.
O Cabecinho / Santuário de Nossa Senhora dos Montes Ermos oferece vistas e paisagens privilegiadas e surpreendentes, de onde se pode ver Freixo de Espada à Cinta na totalidade e toda a envolvente arbórea com o rio Douro ao fundo. É, por isso, considerado como local de visita obrigatório para crentes e não crentes, integrando a Rota dos Miradouros do concelho.

Perfis
Localidade
Freixo de Espada à Cinta
Tipo
Património Religioso